sábado, 25 de outubro de 2014

[Autores da Semana] Mini Entrevista a Eloisa James


Olá leitores! Deixamos aqui as perguntinhas que fizemos à autora Eloisa James e as suas respostas!

1. Desde criança que sabe que queria ser escritora? Quando é que essa paixão apareceu na sua vida? 

Os meus pais são ambos escritores de escrita criativa (um poeta e uma romancista), por isso a profissão foi uma escolha óbvia. Mesmo quando era criança, escrevendo peças e dirigindo as actuações protagonizadas pelos meus irmãos, eu escrevia sempre romances.

2. Que escritores a inspiram?

Shakespeare, poetas e dramaturgos renascentistas. Georgette Heyer, Jane Austen.


3. Nos seus livros, podemos perceber que gosta de juntar contos de fadas. É algo que sempre a fascinou?

O meu pai, o poeta Robert Bly, sempre foi fascinado por contos de fadas, e finalmente escreveu o livro Iron John, por isso de certa forma é uma coisa de família. Eu não diria que a minha inspiração vem tanto do Iron John propriamente dito, mas antes do facto que enquanto o Pai estava a trabalhar as ideias por de trás do livro, ele falava compulsivamente sobre contos de fadas. Ele amava desafiar-me e aos meus irmãos a ‘explicarmos’ essas histórias em termos culturais – a reescrevê-las de forma a se tornarem socialmente relevantes. Foi um passo fácil para eu própria começar a reescrever histórias.

4. Foi recentemente publicado outro livro seu em Portugal, ‘Duas Irmãs, Um Duque’. O que é que pode dizer aos leitores portugueses sobre o mesmo?

O Duque é o terceiro na minha série de contos de fadas; este reescreve o conto de fadas ‘A Princesa e a Ervilha’ (nota: ‘The Princess and The Pea’ no original) a história de uma princesa que chega no meio de uma noite chuvosa e é posta à prova numa série de testes para para perceber se de facto é uma verdadeira princesa – sendo que o mais famoso envolve uma pilha de colchões em cima de uma ervilha. Claro, eu não escrevo livros nos quais as heroínas têm magicamente pele sensível, por isso tive que descobrir como substituir a ‘ervilha’ e como fazer funcionar os colchões na história. Eu espero que todos os meus leitores apreciem este romance tanto como eu gostei de escrevê-lo!


5. Há alguma possibilidade de um dos seus livros passar para o grande ecrã?

Provavelmente não. Filmes de época/históricos são tremendamente dispendiosos. A Disney considerou obter os direitos de Desperate Duchesses (nota: série da autora sem publicação em Portugal; Duquesas Desesperadas em tradução literal) a certa altura. Mas na realidade, é difícil conseguir fazer um filme histórico, a não ser que ele tenha os nomes Shakespeare ou Austen anexados.

6. Gostaria de deixar uma mensagem para os seus fãs portugueses? 

Olá para todos vocês! Eu tenho memórias encantadoras de uma viagem a Portugal com a minha familia há alguns anos, e adoro imaginar os meus livros a vaguear pelo vosso lindo país.

Mandando beijos para todos vocês ~ Eloisa

Sem comentários:

Enviar um comentário