domingo, 26 de outubro de 2014

[Autores da Semana - Opinião] Eloisa James - O Beijo Encantado

 Mais informação no site da editora.


Um livro que prometia ser um conto de fadas mas na minha opinião com muito pouca magia e encantamento. Esta foi a minha primeira experiência com autora Eloisa James, e embora não me tenha desiludido, também não me conseguiu surpreender em nenhum ponto da sua escrita. 

As primeiras 100 páginas deste romance acabam por ser um pouco enfadonhas, demasiados pormenores que pouco ou nada desenvolvem a história, conversas demasiado longas e demora no encontro do casal principal da nossa história de amor. 

Kate é a nossa cinderela deste dito conto de fadas. Uma linda jovem solteira que já quase está passar a idade de casar, vive os seus dias nas lides domésticas da sua própria habitação. Filha legítima, que com a morte da sua mãe e posteriormente do pai, ficou aos cuidados de uma madrasta, e embora a autora a queira fazer parecer madrasta má, também não consegui assim sentir tanta raiva da personagem. Kate tem uma meia-irma, Victória, que é um poço de mimos e futilidades, por parte da sua mãe, a madrasta de Kate.

Mas quando Victória se vê numa situação comprometedora, e de urgente resolução, é Kate quem ocupa o seu papel na alta sociedade, largando os panos e baldes, e envergando cabeleiras e vestidos caros, fazendo-se passar pela irmã tentando convencer o príncipe Gabriel que ela, no papel de Victoria, precisa de casar o mais rapidamente possível com o seu noivo.

E é aqui que a cinderela conhece o príncipe que é tudo menos encantado. Só comecei realmente a ficar presa nesta história após o encontro de ambos. O príncipe encontra-se mais desesperado que a cinderela, obrigado a casar por dinheiro, para salvar o seu castelo. Habituado a ter tudo o que quer e a ser o centro do seu mundo, vê-se perdido e desalmado quando conhece a bela Kate e tenta a todo o custo tratá-la como uma princesa mesmo sabendo que ela nunca poderá ser a sua princesa.

Gostei por um lado da forma como a Eloisa criou a personagem feminina: forte, honesta a lutadora, com um pouco de sensibilidade mas nunca frágil, e bastante decidida. Já o príncipe achei que foi um pouco fraco nos seus sentimentos, muito responsável até certo ponto da história mas depois fraco no seu desenlace.

É um livro que vai evoluindo positivamente ao longo das suas 397 páginas, mas ainda assim com um enredo pouco emotivo, embora com um final que até conseguiu surpreender. O que achei mais positivo na escrita desta autora foi o seu forte sentido de humor no decorrer de uma belíssima história de amor.

Sem comentários:

Enviar um comentário