sexta-feira, 24 de outubro de 2014

[Opinião] Dan Brown - Inferno

Mais informação no site da editora.

Parece que finalmente acabei de ler este livro. Eu sei, não é um bom sinal eu começar assim a minha opinião, mas foi realmente um alivio quando ao fim de quase 2 meses cheguei ao fim. Porquê? Vamos por partes.

‘Inferno’ o último livro de Dan Brown (publicado pela Bertrand Editora) e mais recente aventura de Robert Langdon, começa por nos apresentar um protagonista confuso e assustado sem qualquer memória das suas últimas horas, o que o leva a não saber como chegou àquele local. Com a ajuda da Bond Girl personagem feminina da praxe, desta feita Sienna Brooks, uma jovem médica com uma inteligência fora do normal, inicia-se a resolução de mais um enigma para o professor de simbologia e a sua companhia.

Até aqui, na minha opinião, correu tudo bem. Eu, fã de Dan Brown que fiquei obcecada com os seus livros desde que li Anjos e Demónios, confesso que parti para esta leitura com expectativas bastante elevadas para a sua mais recente obra. Confesso que fiquei desiludida…

O que começa por ser uma aventura cheia de adrenalina depressa estagna e começa a ‘despejar’ informação. Eu sei que não é nada incomum nos livros do autor, algo que não é muito do meu agrado, mas por norma se o tema me agrada consigo suportar e se calhar até aprender algo com aquilo que está escrito. Mas não aqui, para mal dos meus pecados. 

A principal temática nesta obra, o Inferno de Dante Alighieri ainda conseguiu manter o meu interesse durante algum tempo. Gosto do tema e tendo o estudado brevemente quando realizei um estágio, gostei de ler mais aprofundadamente sobre o mesmo. Agora, quando o livro se começa a focar na sobrepopulação, na criação de vírus… Lamento, não é algo que tenha qualquer interesse, e isso tornou a leitura bastante enfadonha. 

E nem vou falar daquele final...

No geral, houve momentos em que a leitura me entusiasmou, que não quis parar de ler, em que se sentia a adrenalina como se estivéssemos presentes na acção. Infelizmente, essas páginas iniciais e algumas na recta final, foram totalmente eclipsadas pelo resto do livro.

Não deixa de ser um bom livro dentro do registo de Dan Brown, a minha má experiência centra-se sobretudo no desinteresse que tenho na maioria dos assuntos que aqui foram tratados, daí não me admirar com a quantidade de críticas bastante positivas que recebi quando dizia que estava a ler o Inferno.

Mesmo assim, aguardo pacientemente por uma nova obra do autor, o qual continuarei a seguir.

4 comentários:

  1. Olá Cátia,

    Também sou grande fã dos livros de Dan Brown, mas os últimos deixaram-me assim um bocadinho de pé atrás,infelizmente. Tal como tu, parti para esta leitura com grandes expectativas e, durante a parte da amnésia de Langdon, até estava bastante entusiasmada e a pensar que o autor tinha conseguido surpreender-me e cativar-me novamente como em Anjos e Demónios ou O Código DaVinci. O problema surgiu com o "regresso" da memória... Aí começaram as desilusões...
    Contudo, ao contrário de ti, acho a parte da criação do vírus bastante boa. É assustador pensar numa realidade em que isso possa acontecer, é um facto, mas também é uma realidade que, se pensarmos um bocadinho, não é assim tão absurda quanto isso... Infelizmente :(

    Mas, concordo contigo, não me fascinou tanto como outros :(

    ResponderEliminar
  2. Olá Cristina!
    Desde já obrigada pelo comentário :)
    O meu grande problema com o Dan Brown, foi ter começado por ler o Anjos e Demónios, que para mim é sem dúvida o melhor. Depois desse foi mais complicado, apesar de ter gostado do Código DaVinci e do Símbolo Secreto, não teve comparação.
    O que não gostei da parte do vírus foi, além da temática em si não ser das minhas áreas de interesse, o facto de estarem a construir um enorme ímpeto à volta de um acontecimento que teria de ser travado e do nada descobrir-se que afinal já não havia nada a fazer. Pareceu-me que isso nem afectou muito as personagens do género, ah agora milhões de pessoas poderão ficar inférteis e passar isso para gerações futuras, mas tudo tranquilo. Não sei, acho que ao chegar àquela fase final já o livro não me dizia nada...
    Vamos esperar que os próximos sejam melhores :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O primeiro que li foi mesmo O Código DaVinci e adorei. Só depois li Anjos e Demónios e também adorei... Os outros começaram a desiludir-me um bocado, infelizmente :( parece que perderam a magia inicial, não sei explicar bem...
      Apesar de tudo continuo a gostar dos livros ;)

      Eliminar
  3. Ainda só li os do Langdon, não sei em que nivel estarão os outros mas tenho que arriscar!
    O próximo vai ser melhor (espero eu!!)

    ResponderEliminar