quinta-feira, 28 de maio de 2015

[Opinião] 'A Rapariga no Comboio' de Paula Hawkins

Mais informação no site da editora.

Sinopse:
´O êxito de vendas mais rápido de sempre. O livro que vai mudar para sempre o modo como vemos a vida dos outros.

Todos os dias, Rachel apanha o comboio...

No caminho para o trabalho, ela observa sempre as mesmas casas durante a sua viagem. Numa das casas ela observa sempre o mesmo casal, ao qual ela atribui nomes e vidas imaginárias. Aos olhos de Rachel, o casal tem uma vida perfeita, quase igual à que ela perdeu recentemente.

Até que um dia... 

Rachel assiste a algo errado com o casal... É uma imagem rápida, mas suficiente para a deixar perturbada. Não querendo guardar segredo do que viu, Rachel fala com a polícia. A partir daqui, ela torna-se parte integrante de uma sucessão vertiginosa de acontecimentos, afetando as vidas de todos os envolvidos.

De leitura compulsiva, este é o thriller do momento, absorvente, perturbador e arrepiante.'

Opinião:

Para começar, quero agradecer mais uma vez ao Grupo dos Livrólicos Anónimos, que promoveu o passatempo que me permitiu receber um exemplar de avanço desta obra, e também à editora TOPSELLER. Muito obrigada por não me terem feito esperar até dia 8 de Junho.

Agora quanto ao livro, será que posso resumir a minha opinião numa só palavra? Posso: Wow! 

Acho que há imenso tempo que um livro não deixava esta sensação em mim. Que livro arrebatador, deixou-me totalmente sem palavras. Paula Hawkins consegue 'brincar' totalmente com o leitor! O que quero dizer com isto?
Ela faz-nos acreditar que já estamos a perceber toda a história e quando estamos no auge da emoção do 'oh meu deus, já descobri tudo' ela dá uma volta completa e leva-nos para outro lado.

Achei este livro uma verdadeira montanha russa de emoções, há muito que um livro não me fazia sentir assim, não o consegui largar. A autora dá-nos migalhas sobre todas as personagens ao longo de todo o livro, ao ponto que chegamos a pensar se não serão todos culpados durante o decorrer da leitura. 

Com uma escrita fantástica, o livro prendeu-me do principio ao fim. O facto dos capítulos serem divididos pelas perspectivas das diferentes personagens ajuda a cimentar em nós leitores esta sensação de inquietação, aquele 'é este o culpado' que facilmente passa para 'afinal não, tem que ser aquele'. 

Achei as personagens muito bem construídas. A autora conseguiu passar para mim, enquanto leitora, uma mistura dos mais variados sentimentos por todas as personagens. A personagem de Rachel foi certamente a que mais me impressionou, nunca pensei que o que li nas primeiras páginas do seu relato seguisse aquele rumo e aquela conclusão.

Como referi anteriormente, por muitas vezes pensei que tinha chegado à resolução do mistério, sem êxito, mas conforme o final se aproxima já tinha uma pequena ideia do desfecho, que conseguiu mesmo assim ser surpreendente. Também gostei muito da ideia da viagem no comboio, de como apanhamos no nosso dia-a-dia fragmentos da vida do mundo que nos rodeia, das vidas que correm em paralelo com as nossas.

Recomendo totalmente, sem sombra de dúvidas, este livro para todos os leitores que gostem de um bom livro, em especial para aqueles que não resistam a tentar resolver um bom mistério. 

Sem comentários:

Enviar um comentário