domingo, 14 de junho de 2015

[Das Páginas Para o Ecrã] - Harry Potter (Pode Conter Spoilers)

Harry Potter foi uma saga que marcou uma geração inteira. O primeiro livro saiu em 1997 e chegou a Portugal através da editora Editorial Presença. O primeiro filme saiu já no novo milénio, em 2001. A saga cinematográfica durou 10 anos.

Seria impossível num só post abordar todos os filmes minuciosamente (talvez um dia me atreva a fazê-lo), portanto tentarei apenas aqui falar um pouco do fio condutor da história da saga.

Tudo começa quando Harry Potter, um jovem órfão de 11 anos que vive com os seus tios e primo que o odeiam, recebe uma misteriosa carta que os tios confiscam. A mesma carta chega várias e várias vezes das maneiras mais incríveis, a casa chega a ser "inundada" em cartas. Harry acaba por conseguir ler a carta graças a Hagrid, um dos trabalhadores de Hogwarts e que se tornará um bom amigo de Harry, que assim o leva na sua iniciação pelo mundo da magia.

Harry descobre um mundo paralelo em Londres, Diagon Alley, Banco dos Feiticeiros, Plataforma 9 3/4, entre outros. Já em Hogwarts, Harry conhecerá os que serão os seus melhores amigos, Ron e Hermione, bem como o seu grande inimigo, Malfoy. Harry, Hermione e Ron farão todos parte da mesma equipa na escola, os Gryffindor.

Ao longo dos anos, Ron e Hermione acompanham e ajudam Harry nos mais diferentes desafios que lhes aparecem! E acreditem que muita coisa estranha se passa em Hogwarts! No fundo, ao longo dos anos (e filmes) vemos Voldemort (o vilão da saga) a tentar ganhar força para matar Harry (o único que sobreviveu até agora à magia de Voldemort), a profecia diz que só um poderá sobreviver.

Voldemort tenta ao longo dos filmes matar Harry de várias maneiras, desde um Basilisco a inscrever Harry num concurso de feiticeiros muito perigoso, mas graças aos amigos que o rodeiam, Harry vai sobrevivendo até que no final se dá o derradeiro confronto. Embora seja impossível num post resumir tudo, esta é a linha condutora da saga.

Resumidamente, a saga é muito boa e nota-se a evolução na qualidade filme após filme. O enredo é bastante cativante e o elenco (alguns dos protagonistas começaram muito novos) mostra grande evolução e talento (quem pode hoje em dia contestar o talento de Daniel Radcliffe e Emma Watson?!).

É uma saga que marcou uma geração, não só os filmes, mas também em grande escala os livros. Foi um fenómeno gigante literário! Não é ao acaso que JK Rowling foi a primeira escritora a tornar-se bilionária.

Harry Potter é assim uma "mina de ouro" que promete continuar a dar que falar e já se falam em sequelas da saga.

TRAILERS:

1 comentário:

  1. Oi :) Tudo bem?
    Eu amo Harry Potter. Foi a primeira série completa que eu li e eu amo os filmes. Ando agora a revê-los com o meu namorado e neste momento vou no 4º filme.
    Beijo
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderEliminar