quinta-feira, 10 de setembro de 2015

[Autores da Semana] Mini Entrevista a MBarreto Condado


Tive o prazer de colocar algumas questões à autora MBarreto Condado. Querem ficar a conhecer um bocadinho melhor a autora de 'Yggdrasil - Profecia do Sangue'? 

1. O que a inspirou a tornar-se autora e a escrever o seu primeiro livro?


MBarreto Condado (MBC): Desde que aprendi a ler que me lembro de inventar estórias com que entretinha a família e os amigos, escreve-las acabou por surgir naturalmente. Se houve uma fonte de inspiração posso afirmar que foi a minha avó Lena que sempre me acompanhou e apoiou todas as minhas decisões. Mas confesso que nunca tinha pensado muito seriamente sobre publicar algo escrito por mim, talvez me faltasse a confiança necessária para dar esse decisivo passo. Contudo, no ano passado aconteceu algo que viria a mudar tudo, resolvi pela primeira vez em todos estes anos entregar um dos livros escritos por mim a uma amiga para que o lesse e esse por acaso calhou ser Yggdrasil.
Confesso que foi com agradável surpresa que fiquei a saber que a filha dela também tinha lido e gostado. Numa tarde convidaram-me para tomar um café e colocaram-me o maior desafio da minha vida, enviar o livro para uma editora e tentar a sua publicação. Como nunca fui de recusar um bom desafio resolvi avançar e ai está ele, Yggdrasil o meu primeiro filho de papel, aquele que será certamente o primeiro de muitos. 


2. Quais os escritores que admira ou que de algum modo a inspiraram na realização da sua obra?

MBC: São tantos que vou citar só alguns. Heinz G. Konsalik (sem sombras de dúvidas o meu preferido), Enid Blyton, Agatha Christie, Michael Crichton, Tolkien, Stephen King, Morris West, Dean Koontz, Jeffrey Archer, Dan Brown, Christine Feehan, Sherrilyn Kennyon, Daniel Oliveira, José Rodrigues dos Santos e tantos, tantos outros. Todos eles de algum modo têm influência em tudo o que escrevo. Afinal eu não sou mais do que o produto de tudo o que já li. Mas, Yggdrasil tem ainda um pouco de Paulo coelho, ao utilizar na abertura do livro uma referência sua que acho que representa na perfeição a relação de Maria e Rhenan, de Marion Zimmer Bradley tentei recriar toda a magia envolvente deste mundo fantástico a que ela me habituou, e de Bram Stoker as diversas referências que faço ao sangue e à imortalidade.    
 
3. Como descreve a sua obra, Yggdrasil?

MBC: Como o início de uma aventura. Aqui encontramos acção, mistério, romance, fantasia, sexo, amor, dragões, sangue, poções, bruxas, fadas, o submundo. Yggdrasil é o início desta saga, de uma nova maneira de se contar uma estória de ficção, desta feita em português, onde a personagem central é uma Maria que podia ser qualquer uma de nós. Aqui, no início desta nova Era, tudo pode acontecer, com a promessa de que não existirão momentos calmos pelo menos para já. 

4. Quais as partes mais prazerosas e quais as mais difíceis no processo de escrita e publicação deste seu livro?

MBC: Durante o tempo em que estou a escrever não penso em nada, entrego-me completamente a esse prazer. Vivo intensamente cada capítulo como se fosse o último e sinto uma certa nostalgia quando finalmente o termino. No processo de criação não existem momentos difíceis esses surgem somente após a sua publicação. Talvez achasse tudo mais fácil se já fosse conhecida neste meio mas sendo para já uma ilustre desconhecida dos leitores, tenho que trabalhar a dobrar para me dar a conhecer e aquilo que escrevo para evitar cair no esquecimento.    

5. Tratando-se de uma saga, pode nos dizer o que podemos esperar em próximos livros?

MBC: Podem contar com mais acção, mais romance, mais personagens, mais locais. Esta saga é composta por cinco livros. Pelos motivos que serão óbvios aos leitores de Yggdrasil não poderia deixar a estória ficar por aqui sem dar uma oportunidade a todos os MacCumhaill. Posso ainda confirmar que o segundo livro desta saga está neste momento pronto para publicação, com muitas mais surpresas e com a garantia de que monotonia é algo que os leitores não irão sentir neste atribulado percurso da Maria e desta calorosa família. 

6. Gostaria de deixar alguma mensagem aos nossos leitores?

MBC: Que continuem a seguir o trabalho que os novos autores portugueses fazem. Que nos tentem conhecer um pouco melhor através das nossas obras e no meu caso que se sintam sempre à vontade para me enviarem uma mensagem para a minha página do Facebook com comentários sobre o que leram, com opiniões sobre o que poderia ser diferente. A minha porta estará sempre aberta e eu gostaria que sentissem que podem falar comigo sempre que sintam necessidade. Gostava ainda de fazer um agradecimento especial ao blog “Mais Que Uma Leitora”, por ajudar na minha divulgação, me ter dado a fantástica oportunidade de me dar a conhecer e àquilo que faço e por me fazer chegar mais perto dos leitores. Para nós é um até breve.

Visitem também o site da autora:

Sem comentários:

Enviar um comentário