quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

[Opinião] 'Fala-me de Um Dia Perfeito' de Jennifer Niven


Este livro apareceu-me quase por surpresa na caixa do correio. Confesso que nunca tinha ouvido falar nem do livro nem da autora, mas a capa cheia de cores chamou-me logo a atenção.

Em ‘Fala-me de um Dia Perfeito’ de Jennifer Niven (publicado em Portugal pela Nuvem de Tinta – Penguin Random House Grupo Editorial, a quem agradeço o apoio) conhecemos Finch, um rapaz problemático no seu liceu, e Violet, parte do grupo dos populares do seu liceu. Finch salva Violet de cair do campanário da escola e a partir daí, estes dois personagens vão se aproximando (com muita insistência da parte do Finch).



‘Fala-me de um Dia Perfeito’ é um livro do género young adult, mas que aborda temáticas fortes como as doenças mentais e principalmente o suicídio. 

Desde o início do livro que percebemos os problemas que assombram estes dois personagens, a narrativa vai alternando entre capítulos narrados por Violet e capítulos narrados por Finch, que ajudam o leitor a sentir proximidade a estes dois personagens. Se ao longo do texto vamos percebendo que Finch consegue fazer Violet sair da sua concha, libertando-se dos seus medos e da dor que a acompanha, quando vamos passando as páginas continuamos a ver o mesmo Finch, aliás, vemos um Finch a querer sentir, mas que não vê qualquer escapatória para o seu estado e que se vai afogando cada vez mais.

Ao mesmo tempo que vamos constatando estas mudanças, o romance entre os protagonistas vai crescendo de forma tão natural, sem parecer nada forçado, que é impossível não nos embrenharmos neste livro.

Mas depois, já meio preparada, mas ao mesmo tempo num estado de negação, aproxima-se o final. E aqui a chorona chorou rios de lágrimas…

Jennifer Niven conseguiu neste livro envolver-nos num romance ternurento com problemas à mistura, no mundo das doenças mentais (que ainda são um tabu tão grande na nossa sociedade…), mostrando ao mesmo tempo que cada pessoa luta contra os seus demónios à sua forma, e que por vezes, só o amor não chega. Um livro que gostei bastante, e que recomendo totalmente para quem procurar uma história forte de um primeiro amor, sem medo de derramar algumas lágrimas.

Sem comentários:

Enviar um comentário