quarta-feira, 16 de novembro de 2016

[Opinião] 'O Juramento da Rainha' de C. W. Gortner


O ‘Juramento da Rainha’ de C. W. Gortner, publicado pela Topseller, é mais um romance histórico que veio consolidar o lugar de C. W. Gortner no meu top de autores favoritos do género.

 Já não é o primeiro livro que leio com referências a Isabel, soberana de Castela, mas sem dúvida este parece ser um retrato muito humano desta figura histórica. A sua paixão com Fernando parece saída de um conto-de-fadas, um amor que estava destinado a acontecer. 

Apesar de toda esta visão de romance entre Isabel e Fernando, o autor não deixou de lado as infidelidades de Fernando, o seu lado humano e imperfeito, e como as suas atitudes afectaram a relação entre ambos.

Adoro a escrita do autor, como parece conseguir colocar-se na pele da figura retratada, transformando figuras históricas em personagens inesquecíveis, embrenhando-as num romance que prende o leitor por saber que por trás de toda essa história há pelo menos um traço de precisão histórica.

Em alguns momentos senti, tal como por vezes me acontece neste género literário, que o detalhe com que são contados alguns pormenores acabam por tornar a leitura demasiado densa, quebrando um pouco o ritmo da leitura.

No entanto, avaliando a leitura de uma forma mais geral, acaba por ser mais uma óptima leitura, principalmente para os fãs de livros históricos com uma pitada de romance. Um autor que vou continuar a seguir, sem qualquer dúvida!

Sem comentários:

Enviar um comentário